terça-feira, 5 de julho de 2011

Desvendando Mitos sobre a Cerveja


Água ideal
Não existe cerveja diferenciada por causa da água.
As cervejarias que dizem ter o seu diferencial a água pura por ser diretamente da fonte, DESCONFIE.
É claro que a água cervejeira deve ser livre de impurezas, filtrada, sem cloro, sabor e cheiro, mas hoje em dia é fácil e pouco custoso fazer o tratamento da água, seja retirando o cloro, sólidos indesejáveis ou ajustando os seus sais. Importa dizer que águas com composições de sais diferentes fazem cervejas também diferentes, e que alguns tipos de água são mais adequados pra determinados estilos de cervejas.
Para fazer cerveja em casa, utilize preferencialmente a água mineral, pois contém poucos sais,  sem falar que ela não possui cloro.
Caso use água das abastecedoras (CEDAE), passe a mesma por um filtro de carvão ativo, para que retirar o cloro. Um bom filtro de carvão consegue retirar cerca de 85% do cloro, e se você passar a água por 2 filtros, conseguirá retirar da água aproximadamente 98% do cloro.

“Descendo que nem Água”
As cervejas quando estão à uma temperatura muito baixa (aproximadamente 4° ou menos), elas anestesiam as papilas gustativas, fazendo com que o ser humano dificilmente reconheça sabores e odores.
Por este motivo, quando bebemos uma cerveja ESTÚPIDAMENTE GELADA estamos enganando o nosso paladar, tornando a bebida praticamente insípida e inodora... Por isso popularmente dizem que:
“A Cerveja está descendo que nem água”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário